terça-feira, 19 de outubro de 2010

Miscelânea e correria




Miscelânea e correria: esse é o resumo dos últimos dias aqui em Nagóia.

A Conferência dos países membros da Convenção de biodiversidade (COP 10) da ONU começou e passei doze horas por lá na segunda e mais doze na terça-feira.



Brasil, Mongólia, Eslovênia, Tailândia, Peru, Honduras, Gana, Uganda, Haiti, Mônaco, Indonésia, Cuba, Líbano, China, Índia, Mongólia, Madagascar são alguns dos países aqui. Sentada numa mesa em um espaço ar livre – onde os participantes da COP se encontram nos intervalos entre eventos na plenária – olho para um lado e vejo um grupo de senegaleses conversando, do outro, indianos, e na mesa atrás de mim, alemães. E o que é mais curioso, todos eles comendo arroz com alga recheados com uma espécie de pasta de salmão.


No fim do dia estou exausta, mais ainda assim está sendo muito legal entender todo o processo de negociação internacional, conhecer pessoas novas e ainda encontrar pessoas conhecidas do Brasil, mas no JAPÃO!! Muito surreal.

O problema é que com o cansanço, acaba sendo inevitável uma pane na tecla SAP: falar inglês com brasileiros, português com japoneses ou espanhol com alemães... tudo normal!

Quem quiser saber mais sobre a COP, tanto das negociações ou curiosidades, pode ler as matérias que estou fazendo no site do WWF-Brasil e também no blog da campanha (recomendo o blog da campanha, está mais divertido).

Abaixo o show da cantora Misia, daqui do Japão, na abertura oficial do evento.

Um comentário:

  1. OiFifi!!!!! Imagino a canseira......Muito legal estas descobertas inesperadas, são surpresas boas que agente nunca se esquece não é mesmo?!!
    Nestas fotos do subterrâneo vcs passaram por um viveiro de pássaros e depois em azul um aguário...é isso? E vi tbem sua caretinha linda!!! SAUDADES, MAMÃE!

    ResponderExcluir