domingo, 17 de outubro de 2010

A ONU, o castelo e a descoberta do mundo subterrâneo







No segundo dia em Nagóia, fomos fazer a inscrição na COP -10. Para tanto tivemos que desbravar o metrô da cidade - Higashiyama Line, Meiko Line, Meijo Line - mas até que não foi tão difícil.

No centro de convenções da COP, tudo mais fácil impossível. Não sei se mérito da ONU ou dos japoneses, mas nada de fila, o crachá "super-hiper" com fotinho ficou pronto em menos de um minuto, nos deram mochilinha, garrafinha, passe de metrô para todos os dias, camiseta, e ainda ganhei um "very sorry to trouble you" do japonesinho que revistou minha bolsa. O lugar da convenção é ultra-moderno e enorme. Abaixo, a logo da COP 10 de biodiversidade.


Saindo de lá, enloquecemos no supermercado. Para compensar o café da manhã do hotel que só tinha arroz, iogurte de alga, uns itens não identificáveis, um pãozinho mequetrefe e margarina (detalhe, sem facas, só garfo e hachi pra passar a margarina no pão), encontramos banana, granola, activia (acreditem! até aqui a danone engana eles com os "dan"regulares!!! rsrsr), e o auge: um croissant de banana e amêndoas!!!

Próxima parada: Castelo de Nagoya. O castelo foi construído em 1610, no período chamado Edo (do imperador Tokugawa), e segundo o guia é um dos mais sofisticados do período. Fiquei supresa com essa informação porque justamente o mais chocante do castelo é a diferença brutal com os castelos da época na Europa. Enquanto estes são revestidos de ouro, o castelo de Nagoya tem paredes de pedras empilhadas e madeira. Por fora, aquele estilo tradicional japônes. Uma marca registrada do castelo são os "golden dolphins" que ficam no topo do castelo e que são idolatrados pela população, mas não consegui entender por quê (apesar de todo bom gosto japônes, os "golfinhos" são bem feinhos e, como minha amiga bem definiu, parecem uns abacaxis). O castelo esse ano está fazendo 400 anos, e como era domingo, o pátio do castelo estava em festa: shows de músicos populares e uns japoneses à caráter tocando aqueles tambores enormes.




Na volta para o hotel: a descoberta do mundo subterrâneo. A Nagoya station, estação de metrô mais perto do nosso hotel é um mundo inteiro embaixo da terra. É um shopping enorme, cheio de lojas, cafés, restaurantes, que se estendem por uma área equivalente a inúmeros quarteirões no mundo de cima. As roupas são lindas, mas meio caras. Vários cacarécos e papéis de carta lindos de morrer (tive vontade de voltar a ser criança para comprar um monte e voltar pra casa tirando onda com todas minhas amigas que iam querer trocar comigo).

Depois de tudo isso, e porque em algum momento a hora de trabalhar sempre chega: reunião da rede WWF. A reunião foi bem interessante: conhecemos a equipe do WWF em vários países - Japão, Internacional (que fica na Suíça), Senegal, França, Fiji, Alemanha, China, India, Colômbia, Indonésia, Africa do Sul, Bélgica, Rússia... E depois fomos jantar juntos num restaurante tradicional de comida japonesa. Sentei na mesa com os colegas da comunicação do WWF-Japão e eles foram me explicando do que eram feitas as mais diferentes comidas que nos serviram (era uma espécie de rodízio). Alguns peixes muito bons, algumas coisas bem esquisitas e uma berinjela com um molho delicioso que foi a campeã da noite. Minha amiga até anotou o nome em japônes para nossa próxima empreitada à procura de restaurantes.

(abaixo fotos das japonesas que andam com kimonos. Estas não estavam fantasiadas para a festa de 400 anos do castelo)

4 comentários:

  1. Oi Fifica!!!! Tá super legal este diário e vou curtir pra caramba e mandar pra vovó , tia Idi ,Flávia e tia Ana que pediu. BJs e muita sorte em toda a empreitada....Mãe....

    ResponderExcluir
  2. Querida Lili acabei de ver seu blog sobre o comentário da viagem, gostei e fiquei orgulhosa de ter uma neta tão inteligente e interessante se eu estivesse ai ia passar apertada com as comidas tão exóticas, do jeito que sou gulosa já viu NE !!, Me diverti bastante e vou continuar seguindo você em pensamento nesta viagem, peço a Deus que te ilumine e guarde bem a minha netinha e suas colegas de trabalho, esta sendo muito bom me comunicar com você além de te admirar cada vez mais, mata um pouco da saudade, abraços e bjs muito carinhosos da vó que te ama muito.
    Maria Amália-20/10/2010. 18:37

    ResponderExcluir
  3. Vovó!!!! Que bom que você está lendo.
    Olha que você ia passar aperto com as comidas aqui mesmo. Mas tô lembrando bastante de você. Outro dia vi um leque lindo que achei que você ia gostar.
    Muita saudade.

    ResponderExcluir
  4. Oi Ligia, que legal tudo isto que você está vivendo.Curti as postagens, adorei as fotos.
    É muito cansativo mas com certeza inesquecível!
    Estivemos com sua mãe no sábado e pegamos seu endereço. Parabéns pelo seu trabalho.
    Beijos, Lu

    ResponderExcluir