sábado, 23 de outubro de 2010

Finalmente, sábado


O cansaço continua, mas é impossível ficar no quarto do hotel dormindo o dia todo sabendo que tem uma cidade inteira, do outro lado do mundo de onde eu moro e para a qual eu provavelmente nunca mais voltarei, a ser conhecida.



Escolhemos visitar o Museu de Arte Tokugawa. Nossa colega da Colômbia e outra da Alemanha (na verdade americana de Washington, com pai alemão, mãe boliviana, já morou um ano em São Paulo e agora está morando na terra paterna) foram conosco. Tokugawa era um samurai que foi nomeado "xogum" pelo imperador no início do século 17 e instaurou a paz no Japão. A família de Tokugawa ficou no poder por cerca de 260 anos, durante o período Edo.

(abaixo: símbolo do samurai Tokugawa)


Diversas riquezas do período Edo estão no museu. Desde lindas porcelanas e pinturas até uma importante biblioteca, cujos livros são longos papiros enrolados lidos horizontalmente da direita para a esquerda.

O museu fica dentro de um lindo jardim, Tokugawaen, construído em 1695 e totalmente destruído durante a segunda guerra. O jardim foi reconstruído e hoje possui um grande lado com água de fontes subterrâneas, além de ser cortado por um rio sinuoso chamado o rabo do tigre (Tora no O). É um lugar bem tranquilo e relaxante (tudo o que precisavamos para hoje).



O museu e o jardim ficam no bairro Ozone, bem distante do centro, onde estamos hospedadas. É um bairro residencial e mais tradicional. Passamos por casas, escolas e um "shopping" a céu aberto com lojas bem típicas: uma só de quebras-cabeça, outras de cogumelos e algas e a farmácia, que nos deixou um pouco chocadas. Além de milhares de sementes, extratos, exibia nas suas prateleiras sapos, tartarugas e cobras ressecadas à venda.



Na volta para casa, paramos na Nagoia Station, que além de centro do underground é onde fica a Bloomingdale's (ou El Corte Inglés) deles: JR Takashimaya. Em uma palavra: enlouquecedor. 11 andares enormes de consumismo desenfreado, cada piso com uma especialidade, mais dois andares no subsolo de guloseimas e uma cobertura com restaurantes.

(detalhe da gatinha no metrô - abaixo)

2 comentários:

  1. Deve ser bem louco esse museu, ein Li?!
    Eu lembro que, uma vez no ninjutsu o sensei falou sobre esse samurai. Style!!!
    Bjos.

    ResponderExcluir
  2. Oi Fifi!!!! Que bom que vcs puderam relaxar um pouco e ir nestes lugares lindos...
    No domingo qdo falamos c/ vc , vc estava num templo Budista em Kioto ;vc fotografou os passeios de lá?Bjs ....Mãe.

    ResponderExcluir